21 julho 2008

Engenheiros turcos sequestrados no Afeganistão são libertados

Os dois engenheiros turcos sequestrados em 14 de Julho no Afeganistão foram libertados e chegaram hoje ao seu país natal, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia.
Segundo a agência de notícias estatal "Anadolu", os engenheiros Gökhan Gül e Erhan Gündüz voaram hoje para a cidade de Trebisonda (norte), e de lá para Ancara, após terem permanecido uma semana em cativeiro.
Os dois homens, funcionários de uma empresa de construção da zona ocidental do Afeganistão, foram sequestrados na semana passada quando viajavam de carro para a aldeia de Islam Kuala, próxima à fronteira com o Irão, e numa área não controlada pelos talibãs.
O automóvel foi encontrado mais tarde com os passaportes de ambos no seu interior.
Ainda não se sabe se a libertação dos sequestrados aconteceu mediante o pagamento de resgate ou através de uma negociação.
No entanto, a Polícia afegã, citada pela cadeia turca "NTV", assegurou que a construtora para a qual trabalhavam os engenheiros sequestrados, Gülsen Insaat, terá custeado o resgate, embora não tenham sido revelados detalhes sobre a quantia paga.
Nos últimos meses, o sequestro de Afegãos com alto poder de compra e de estrangeiros transformou-se num grande negócio para os grupos armados do país.
A Turquia tem no Afeganistão cerca de 1.300 soldados que não participam em combates contra os insurgentes.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: