13 junho 2008

Mulher turca pode vir a ser acusada de "insulto" a Atatürk


Um promotor na Turquia abriu uma investigação criminal contra uma mulher que disse num programa de televisão que não gosta de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da Turquia moderna.
Nuray Bezirgan, muçulmana fervorosa que usa véu, provocou polémica na Turquia ao dizer que Atatürk é responsável pela opressão de que sofre.
"Se as pessoas me oprimimem em nome de Atatürk, então não pode esperar que eu goste dele", disse.
Nuray reclamou que os muçulmanos não têm direito de exercer a sua religião na Turquia e disse ser admiradora do Aiatolá Khomeini, que fundou a República Islâmica do Irão.
O promotor vai decidir se vai entrar com um processo contra a mulher pelo "insulto" a Atatürk. Nesse caso, ela poderá ter de cumprir até quatro anos de prisão.
Nuray Bezirgan disse na televisão não ter conseguido completar os estudos porque o uso do véu islâmico não é permitido nas universidades e instituições públicas.
Este é um assunto sensível na Turquia, num momento em que o partido AKP (no Governo) é acusado de tentar acabar com o sistema secular fundado por Atatürk, tendo apresentado como uma das suas propostas o fim da proibição do uso do véu islâmico nas universidades.
Mustafa Kemal Atatürk governou a Turquia entre 1923 e 1938 e é responsável por reformas que aboliram o sultanato no país e deram início ao Estado secular. O legado de Atatürk - como a abolição da poligamia e a substituição do direito islâmico por leis civis ocidentais - é fortemente protegido por legislações no país.

(Fonte: BBC)

Sem comentários: