26 abril 2008

Aviões turcos bombardearam o norte do Iraque

Fontes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) confirmaram que aviões turcos bombardearam na passada quarta-feira o norte do Iraque sem provocar vítimas.
O responsável de Relações Públicas do PKK, Ahmed Deniz, disse que "aviões militares turcos bombardearam as montanhas de Hakurk, na fronteira entre o Iraque, Irão e Turquia, dentro da província iraquiana de Erbil".
Segundo Deniz, o ataque ocorreu entre as 4h30 e as 5h (2h30 e 3h em Lisboa). "As nossas tropas (do PKK) dispararam contra os aviões, que abandonaram a área", disse o porta-voz. Afirmou que a Turquia ainda continua a concentrar tropas perto da fronteira com o Iraque, embora ainda não tenham entrado no país vizinho. "A luta continua no norte do Curdistão, no sudeste da Turquia", ressaltou. Antes, a rede de televisão "CNN Türk" tinha informado que quatro aviões da Força Aérea turca realizaram uma incursão na região de Hakurk contra bases da guerrilha separatista curda.
Entretanto, o Exército turco informou que "neutralizou" combatentes do PKK que tentavam infiltrar-se na Turquia a partir do norte do Iraque para cometer atentados.
No seu site, o Estado-Maior do Exército turco comunicou que os membros do PKK "foram neutralizados" ao serem atacados com aviões da Força Aérea turca na quarta-feira (23), mas não informou se houve vítimas.
Em Fevereiro, o Exército turco fez uma incursão militar de oito dias contra as bases do PKK no Iraque e, desde Dezembro, bombardeia periodicamente supostas posições curdas do outro lado da fronteira, de acordo com uma autorização governamental para efectuar operações além das fronteiras durante um ano.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: