19 fevereiro 2008

Turquia reconhece independência do Kosovo

A Turquia reconheceu ontem oficialmente a independência do Kosovo, de acordo com um comunicado do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan.
"A República da Turquia, tendo em conta o anúncio de independência do Kosovo e aceitando o seu conteúdo e os seus elementos com satisfação, tomou a decisão de reconhecer a República do Kosovo", indica a nota. A Turquia, acrescenta o comunicado, "continuará a ajudar e a contribuir para o desenvolvimento do Kosovo, pois acredita que a história e os laços culturais e humanos que unem a Turquia e o Kosovo poderão, assim, fortalecer-se". Ressaltou também a sua expectativa de que as autoridades do Kosovo coloquem, acima de tudo, "a democracia e o respeito pelos direitos humanos universais", e que nas suas relações na zona deverá sobressair a segurança, a fim de garantir a paz e a estabilidade nos Balcãs.
Foi igualmente ressalvada a importância que a Turquia atribui ao papel da Sérvia na região, país que continuará a apoiar e com o qual tentará reforçar relações.
(Fonte: EFE)

Sem comentários: