19 fevereiro 2008

Líder cipriota-turco saúda independência do Kosovo


O líder cipriota-turco saudou a independência do Kosovo e apelou à União Europeia (UE) para não repetir o erro cometido em Chipre em 2004, causa do "sofrimento" da sua comunidade, que se encontra sob bloqueio internacional.
Numa intervenção em Lefkosha, Mehmet Talat sublinhou a "influência positiva" da independência da província meridional sérvia para a "segurança e cooperação nos Balcãs", considerada "da maior importância para a estabilidade mundial".
"Nenhum povo pode ser forçado a viver sob as leis de outro", frisou, numa alusão clara à independência unilateral proclamada pela República Turca de Chipre do Norte (RTCN) em 1983, na sequência da invasão militar turca da ilha, em 1974, para impedir a sua anexação à Grécia, como pretendiam golpistas cipriotas-gregos.
"A vontade dos albano-kosovares tem de ser respeitada e o novo estado ajudado", sublinhou.
Neste sentido, adiantou que "a UE não deverá repetir o erro cometido em Chipre" quando, em 2004, e na sequência do "chumbo" cipriota-grego à reunificação insular, aprovada pela esmagadores maioria dos cipriotas-turcos (Plano Annan-5), só permitiu a adesão da República de Chipre, deixando de fora a RTCN.
"Seria muito adequado que a UE usasse a política do alargamento como um instrumento para resolver este problema", afirmou, insinuando o reconhecimento, finalmente, da plena soberania da RTCN e a sua adesão, como novo país, à comunidade.
Talat saudou os líderes albano-kosovares e as suas políticas, que "ganharam a consideração e o apoio mundial, no processo conducente ao respeito e à independência".
"Também os cipriotas-turcos preservam a sua identidade, apesar de passarem por grande sofrimento para viverem em liberdade", mesmo sob bloqueio internacional, recordou.
Talat concluiu que os cipriotas-turcos "continuarão a lutar pela sua causa justa".
(Fonte: Lusa / RTP)

Sem comentários: