02 fevereiro 2008

Grande manifestação em Ancara contra o véu islâmico nas universidades


Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Ancara contra um projecto de levantamento da proibição do véu islâmico nas universidades, apresentado pelo Governo turco como uma reforma necessária no caminho para a adesão à União Europeia.
Entoando palavras de ordem "A Turquia é laica e continuará", "Demissão do governo" e "Somos todos soldados de Atatürk" e com bandeiras turcas, os manifestantes concentraram-se no mausoléu do fundador da República turca laica, Mustafa Kemal Atatürk.
Respondendo ao apelo de 35 associações, muitas das quais feministas, cerca de 100.000 pessoas criticaram o projecto apresentado sexta-feira no Parlamento pelo Governo de inspiração islamita.
O texto, que deverá ser votado na próxima semana, prevê o fim da proibição de uso do lenço islâmico nas universidades da Turquia, país com um regime rigorosamente laico.
"Estou muito irritada, não contra as mulheres com véu, mas contra os que querem tapar com um véu os valores da República", comentou a romancista Sevgi Özel, que se encontrava entre os manifestantes.
O projecto é criticado nos meios secularistas, particularmente numerosos nas forças armadas, magistratura e administração das universidades.
O chefe da diplomacia turca, Ali Babacan, justificou hoje o projecto como uma reforma necessária na via de adesão à UE e considerou que a polémica à sua volta prejudica a Turquia. "As polémicas nos últimos dias na Turquia infelizmente prejudicam a imagem da Turquia no estrangeiro", declarou o ministro à imprensa. "A Turquia é um país que deve avançar no domínio dos direitos e das liberdades. A Turquia é um país que tem a obrigação de fazer reformas políticas para chegar a uma adesão plena à União Europeia", adiantou.
O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, no poder), considera que a proibição do véu islâmico na universidade viola a liberdade de consciência e o direito à educação das jovens afastadas das universidades por o usarem.
O AKP e o Partido de Acção Nacionalista (MHP), que apoia a reforma, dispõem no Parlamento da maioria de dois terços necessária à aprovação do texto.
Centenas de milhar de pessoas participaram na última Primavera em manifestações nas principais cidades da Turquia contra o Governo e a favor do laicismo.

(Fonte: Notícias da Turquia / Diário Digital)


Hürriyet Video'larını izlemet için Flash 7 veya daha yüksek eklenti yüklenmeniz gerekmektedir. Yüklemek için tıklayınız!!!

Sem comentários: