23 fevereiro 2008

Dez mil soldados turcos permanecem em território iraquiano

Ancara informou ontem oficialmente Bagdade que 10.000 soldados turcos entraram quinta-feira em território iraquiano, mas assegurou que o objectivo da operação era exclusivamente atacar o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
De acordo com a Presidência turca, o presidente do Iraque, Jalal Talabani, foi informado sobre a incursão militar da Turquia numa conversa telefónica com o homólogo turco, Abdullah Gül, que aproveitou a ocasião para o convidar a deslocar-se a Ancara.
O chefe de Estado turco também aproveitou o telefonema para informar Talabani de que está empenhado no "desenvolvimento das relações com o Iraque em todos os domínios".
Entretanto, a incursão do Exército turco no norte do Iraque é vista com preocupação pela UE e pelo Governo alemão. O Alto Representante para a Política Externa da UE, Javier Solana, considerou que a ofensiva turca não era a forma mais apropriada para lidar com os problemas do terrorismo curdo.
"Compreendemos as preocupações turcas, mas esta acção não é, na nossa opinião, a melhor resposta, afirmou Solana, defendendo que a "integridade territorial do Iraque é muito importante".
A Comissão Europeia também apelou à Turquia para evitar "qualquer acção militar desproporcionada". "Seguimos a situação de perto", comentou a porta-voz da Comissão, Cristina Nagy.
O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, Martin Jager, também reagiu à operação militar turca, considerando que esta poderia "pôr em risco a estabilidade da região" e apelou a Ancara para respeitar o direito internacional.

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: