07 dezembro 2007

Ministro da Cultura da Turquia autoriza celebração de missa na igreja dedicada a São Nicolau


O patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, depois de anos de insistência, acabou por ver autorizada a celebração de uma missa dentro do espaço que, para o Estado turco, se trata apenas de um museu, mas que, para os cristãos é a igreja dedicada a São Nicolau, santo representado popularmente pela figura do Pai Natal.
Na Turquia islâmica, 99% da população não vê o Natal como uma data especial. Aos poucos cristãos católicos e ortodoxos que vivem na Turquia e que no dia 25 de Dezembro e 7 de Janeiro devem ir à escola e devem trabalhar como num outro dia qualquer, só resta celebrar a data de forma privada em algumas igrejas à disposição.
A maior parte dos Turcos não conhece o sentido cristão do Natal e nem tão pouco sabe que a figura do Pai Natal nasce de São Nicolau, que foi, durante o século IV, bispo de Mira, actualmente denominada Demre e localizada na província de Antália.
Foi a São Nicolau que foi dedicada a igreja de Mira, que actualmente passa por reformas, e cuja construção deverá datar do século IV.
Durante muitos anos o local foi alvo de disputas entre a Igreja e os políticos locais que a transformaram em museu, só autorizando a celebração de missa no dia 6 de Dezembro quando é recordada a sua morte.
Este ano, porém, o ministro da Cultura da Turquia, Ertuğrul Gunay, depois de um encontro com o patriarca Bartolomeu I, afirmou que deseja ardentemente que na sua nação cada cidadão possa celebrar livremente a sua própria devoção no local considerado importante para a própria religião. Além de autorizar a celebração de missa na igreja dedicada a São Nicolau, o ministro disponibilizou 25 mil euros para que sejam finalizadas as reformas no local, permitindo assim que os cristãos do país possam celebrar o Natal na casa dedicada a um dos seus personagens principais: São Nicolau.

(Fonte: Notícias da Turquia / Rádio Vaticano)

Sem comentários: