16 dezembro 2007

Comportamento do presidente francês irrita Ancara

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, acusou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, de ser "hipócrita" no que diz respeito às relações entre Ancara e a União Europeia (UE), segundo noticiou a imprensa turca na passada quinta-feira. "Sarkozy mantém uma posição nos nossos contactos bilaterais, mas quando viramos costas diz uma coisa diferente. Não creio que este seja um comportamento apropriado em política", denunciou Recep Erdoğan por ocasião de uma recepção oferecida pela principal confederação patronal turca.
O chefe do Governo de Ancara referia-se à pressão exercida por parte da França para que no comunicado final da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 não fosse feita referência às "conferências de acesso" com a Turquia, mas somente às "conferências inter-governamentais", o que irritou a diplomacia turca.
O Presidente francês é um dos grandes opositores à adesão da Turquia à União Europeia, preferindo que o clube europeu ofereça a Ancara apenas a possibilidade de manter uma "relação privilegiada" com os 27. "Com esta atitude, só perde a França, que ficou sozinha na União Europeia em relação à oposição à Turquia", fez questão de sublinhar Recep Erdoğan.
O primeiro-ministro turco também criticou as frequentes alterações das regras das negociações de adesão da Turquia, por parte da União Europeia. O mais recente encontro entre Recep Erdoğan e Nicolas Sarkozy ocorreu à margem da II Cimeira União Europeia/África, recentemente realizada em Lisboa.

(Fonte: Lusa / Jornal da Madeira)

Sem comentários: