22 novembro 2007

Nihat coloca Turquia no Euro

A Turquia garantiu a presença na fase final do EURO 2008, depois de Nihat Kahveci ter validado o triunfo, perante uma aguerrida Bósnia-Herzegovina.
Nihat marcou no final de um primeiro tempo que a equipa de Fatih Terim dominou, mas o golo solitário originou alguns momentos de aperto para a formação da casa. No entanto, os três pontos valeram o segundo lugar no Grupo C, à frente da Noruega.
Com a Noruega a defrontar Malta na derradeira jornada, e com apenas um ponto a separar o conjunto de Terim dos Escandinavos, a Turquia precisava de vencer para ser apurada. Nihat, por duas vezes, e Arda Turan obrigaram o guardião Adnan Gušo a três boas intervenções e, excepção feita a um remate ao lado de Branislav Krunić, os anfitriões dominaram.
Nihat, uma ameaça constante para a formação orientada por Fuad Muzurović, conseguiu finalmente chegar ao golo a dois minutos do intervalo. Hamit Altıntop desmarcou-se no flanco esquerdo e cruzou para o avançado do Villarreal CF, que facturou sem problemas.
A Bósnia-Herzegovina entrou no segundo tempo com uma atitude mais positiva. Edin Džeko obrigou Rüştü Reçber a uma boa intervenção e as iniciativas ofensivas dos Turcos eram agora bem mais raras. Emre Belözoglu acalmou a ansiedade da equipa da casa através de cobrança de um livre, que saiu ao lado. Terim procurou fazer o mesmo, quando trocou por Nihat por Gökdeniz Karadeniz. A estratégia provou ser a melhor, com a Turquia a superar a Noruega na tabela classificativa para garantir o segundo lugar, atrás da Grécia, e uma presença na Áustria e na Suíça.


(Fonte: UEFA)

Sem comentários: