29 junho 2007

Angela Merkel pede contenção no caso do jovem alemão preso na Turquia

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu ontem "contenção e tranquilidade" no caso de Marco Weiss, o estudante alemão de 17 anos detido numa prisão turca desde 11 de Abril, por suspeita de ter abusado sexualmente de uma menor de nacionalidade britânica.
A chanceler alemã reiterou em Berlim que o seu Governo "está em contacto com as autoridades turcas", com o objectivo de ajudar o jovem o melhor que puder".
Entretanto, a família da suposta vítima, recorda que a vítima não é ele mas sim a sua filha.
A família de Charlotte, a britânica de 13 anos que alegadamente sofreu abusos sexuais por parte de Marco num quarto de um hotel em Antália, disse confiar na justiça turca.
Uma porta-voz da família explicou que a rapariga está traumatizada e a receber apoio psicológico, para além de precisar de escolta policial para ir à escola para ser protegida dos media.
Ao que tudo indica, a família de Charlotte está disposta a esgotar todos os instrumentos legais ao seu alcance no julgamento do jovem alemão que terá início na próxima sexta-feira.
Para além da chanceler, que pediu um repatriamento rápido do jovem, é o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, quem mais esforços tem realizado para retirar o jovem da prisão. Manteve conversações com o seu homólogo turco, Abdullah Gül, e com o responsável pelas negociações de adesão da Turquia à UE, Ali Babacan.
Babacan disse na passada terça-feira em Bruxelas que o caso de Marco era "muito incómodo", uma vez que o Governo de Ancara não quer nem pode imiscuir-se num processo judicial.
Marco assegura que Charlotte lhe disse que tinha 15 anos e não 13 como de facto tem. A Alemanha insiste na complicada situação do jovem e nos problemas causados pela sua ausência na escola.
O jovem está a partilhar uma cela, chuveiro e sanita com mais 30 reclusos.

Sem comentários: