26 abril 2007

Embaixador da Turquia em Portugal comenta a escolha de Sampaio para alto representante da Aliança das Civilizações

Jorge Sampaio "reúne todas as condições para que a sua missão permita à Aliança das Civilizações criar uma dinâmica de cooperação entre sociedades e grupos religiosos de todo o mundo," garantiu hoje o embaixador da Turquia em Portugal.
Kaya Türkmen, num comunicado à agência "Lusa", reagia ao anúncio hoje divulgado do convite directo feito ao ex-presidente da República português pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para ser o primeiro alto representante da organização para a Aliança das Civilizações.
De acordo com o diplomata, a Aliança das Civilizações "deixa para trás fanatismos e visões simplistas das inquestionáveis complexidades existentes [...] É uma contribuição transcendente para que o entendimento na diversidade predomine sobre os fanatismos e intolerâncias," conclui o comunicado de Kaya Türkmen.
Aliança das Civilizações é o nome por que ficou conhecida a proposta apresentada pelo primeiro-ministro espanhol, Jose Luís Rodríguez Zapatero, na assembleia-geral da ONU, a 21 de Setembro de 2004. Visa o contraponto ao "Choque das Civilizações" teorizado pelo politólogo norte-americano Samuel Huntington em 1996, de que seria uma ameaça à paz e estabilidade globais, opondo nomeadamente a sociedade ocidental e a muçulmana. Pelo contrário, uma aliança entre as sociedades ocidental e islâmica terá como principal objectivo a cooperação anti-terrorismo, a correcção das desigualdades económicas e o diálogo cultural. Uma proposta no mesmo sentido fora apresentada anteriormente na ONU pelo então presidente do Irão, o reformista Mohammed Khatami. A proposta de Zapatero foi secundada pelo homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan, contando com o apoio imediato de países da Liga Árabe, Ásia, África e América Latina e, mais tarde, dos Estados Unidos. Fixado o ano oficial da Aliança das Civilizações em 2001, e aprovada a iniciativa pelo anterior secretário-geral da ONU Kofi Annan, foi criado um grupo de trabalho formado por 18 personalidades para entregar um plano de acção no final de 2005. Deste grupo de trabalho fizeram designadamente parte Khatami, o bispo Desmond Tutu, prémio Nobel da Paz sul-africano (1984), e Federico Mayor Zaragoza, director-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO). No Outono de 2005, a ONU aprovou uma resolução instando a comunidade internacional a fazer um esforço adicional para a promoção da cultura da paz e do diálogo entre civilizações. Em Abril de 2006, a Aliança das Civilizações abriu um sítio na Internet, em Inglês e Árabe, e em Novembro foi entregue ao secretário-geral da ONU um relatório de um grupo de alto nível que aconselhava a nomeação de um alto representante para dar visibilidade e continuidade ao projecto, supervisionando a aplicação de um conjunto de recomendações, lugar agora incumbido a Jorge Sampaio.
O gabinete do ex-presidente da República português declarou hoje que o alto representante se deverá "debruçar muito em breve" sobre o plano de acção - o conjunto de recomendações do grupo de alto nível - para o ajustar e, depois, o submeter a Ban Ki-moon.

(Fonte: Diário Digital / Lusa)

Sem comentários: