18 abril 2007

Três homens foram assassinados numa editora cristã

Três pessoas foram degoladas num ataque armado contra a editora Turca Zirve, que publica bíblias e outros livros de temática cristã, na cidade de Malatya, no leste da Turquia.
As vítimas, atadas de mãos e pés foram encontradas degoladas na oficina da editora, cerca das 13.30 horas (hora local), explicou o governador de Malatya, Halil İbrahim Dasöz. Duas das vítimas são de nacionalidade turca, e a terceira é o Alemão Kirman Geske, que vivia na Turquia desde 2003.
As autoridades turcas condenaram o atentado. O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, falou em acto de "selvajaria". O embaixador alemão em Ancara, Eckart Cuntz, condenou o crime, considerando-o "brutal". Em Estrasburgo, o secretário-geral do Conselho de Europa, Terry Davis, declarou-se "horrorizado". "Estou horrorizado com este crime, cujos autores só me inspiram o mais profundo desprezo", declarou Davis num comunicado condenando o atentado, "que terá obedecido a motivos religiosos, porque as vítimas trabalhavam numa editora cristã."
A fundação de escolas "Imam-Hatip", onde se formam os teólogos muçulmanos da Turquia, afirmou que este crime "é incompatível com a humanidade e com o Islão. Cada indivíduo tem o direito de ser missionário da sua própria religião," revelou Ahmet Ağırbaşlı, director da fundação. O médico Murat Cem Miman, do Hospital Universitário Turgut Özal de Malatya, confirmou o internamento de dois feridos em estado muito grave. Um deles, identificado como Emre Günaydın, sofreu diversos ferimentos na cabeça depois de ter saltado pela janela da editora Zirve.
Segundo afirmou numa conferência de imprensa, o ministro turco do Interior, Abdulkadir Aksu, Günaydın é considerado suspeito do ataque, tendo sido disponibilizada protecção policial na unidade de cuidados intensivos onde se encontra. A polícia de Malatya efectuou várias detenções no local do crime e, até agora, quatro pessoas ficaram sob custódia da Direcção-Geral de Segurança para serem interrogadas.
As primeiras investigações sobre a autoria do ataque, que tirou a vida a três trabalhadores da editora, indicam que "não se trata de uma organização terrorista," afirmou num comunicado a Direcção-Geral de Segurança de Malataya.

(Fonte: Portugal Diário)

Sem comentários: