15 dezembro 2006

Embaixadora da Turquia em Portugal faz balanço da sua missão

A embaixadora da Turquia em Portugal considera "muito promissora" a criação de empresas mistas luso-turcas para a exploração de mercados tradicionais e preferenciais dos dois países em diferentes continentes.
Numa entrevista de balanço de quase cinco anos de missão, agora a terminar, centrada nas relações bilaterais Portugal-Turquia, a embaixadora Zergün Korutürk declarou que, se o seu país "puder beneficiar da experiência portuguesa acumulada no Brasil e em África, através de empresas mistas, estará aberto um caminho muito promissor para o reforço das relações económicas bilaterais." Simultaneamente, afirmou a embaixadora, "a Turquia tem um grande peso em mercados não só europeus, mas também no Cáucaso, Rússia e Ásia Central," o que também é do interesse dos investidores de Portugal. "É preciso que as partes se conheçam melhor e ganhem confiança," aconselhou a diplomata, lembrando que um dos êxitos da sua missão foi a criação de um conselho para iniciativas empresariais conjuntas, cujo saldo de funcionamento "é positivo". "Tem estado a funcionar bem, reunindo-se alternadamente, cada seis meses, em Istambul e em Lisboa," sublinhou.
Além do desconhecimento e natural reserva mútua, outro óbice a um melhor relacionamento empresarial é "a distância entre os dois países". Na opinião de Zergün Korutürk, o turismo seria um bom investimento, até porque, em 2005, indicou, "cerca de 20 000 portugueses visitaram a Turquia, um país com 70 milhões de habitantes que também gostam de viajar." Em 2005 foi criada uma parceria entre as companhias aéreas turca (Turkish Airlines) e portuguesa (TAP) para voos directos entre os dois países, três vezes por semana.
A diplomata reconheceu que a "situação nas relações económicas bilaterais está melhor, embora não reflicta o potencial da Turquia, um mercado imenso e muito dinâmico".
Desde 2001, o crescimento sustentado acumulado da Turquia é de 35 por cento e, nos últimos três anos, de 7,8 por cento.
Zergün Korutürk condenou "a tendência para avaliar tudo pela bitola das relações Turquia-União Europeia (UE)". "As relações económicas Portugal-Turquia não têm de passar obrigatoriamente pela esfera da UE," frisou.
Em números do ICEP-Portugal, o saldo da balança comercial portuguesa com a Turquia é amplamente deficitário, sendo as exportações para aquele país menos de metade das importações anuais, que rondam os 250 milhões de euros. As principais exportações portuguesas para a Turquia são veículos automóveis para transporte de mercadorias, hidrocarbonetos, papel, resinas e aparelhos de precisão. As importações mais significativas são ferro, cimento, algodão e televisores.
No sector do ensino, foi criado um curso de Língua e Cultura Turca na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, como cadeira optativa e com duração de quatro anos, ministrada por um professor turco enviado pelo Ministério da Educação de Ancara. Em contrapartida, a Língua e Cultura Portuguesa é ensinada por um professor destacado pelo Instituto Camões na Universidade de Ancara. Bolsas de estudo para os alunos mais distinguidos são concedidas pelos dois países para que os jovens aprofundem conhecimentos na Turquia, ou em Portugal. "O Português, língua de mais de 200 milhões de pessoas no mundo, e o Turco de outras tantas, estão a par no universo de falantes que englobam," valorizou a embaixadora.
A embaixada promoveu ainda exposições, nomeadamente de livros, em Turco e Inglês, alguns dos quais textos científicos.
Uma palavra final foi deixada por Zergün Korutürk para expressar "tristeza" ao deixar Portugal e "tantos amigos", que sempre lhe dispensaram um "caloroso acolhimento".
"Portugal é um firme defensor da adesão da Turquia à UE," congratulou-se, não deixando passar em claro que, durante a sua missão, visitaram Lisboa dois presidentes, dois chefes de Governo e vários ministros turcos.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: