23 novembro 2006

O Papa não vai rezar em Santa Sofia

Enquanto a Turquia se prepara para a visita do Papa Bento XVI, agendada para os dias 28 de Novembro a 1 de Dezembro, cerca de 40 nacionalistas turcos ocuparam ontem o Museu de Santa Sofia, em protesto contra a visita do Papa.
Os ocupantes rezaram no interior de um dos mais famosos monumentos de Istambul, mostrando a sua indignação relativamente à visita algo controversa do Papa a este monumento, que já foi uma igreja e depois uma mesquita, mas que actualmente funciona como museu, estando proibido o culto religioso no seu interior.
A visita do Papa acontece num momento político delicado, em que as relações da Turquia com a União Europeia se tornaram tensas.
Entretanto, o Vaticano já adiantou que o Papa não irá rezar em Santa Sofia, um facto que poderia causar muita polémica. Prevê-se que a comunidade cristã de Istambul receba o Papa na igreja ortodoxa de Santo Andreas e na igreja arménia dos Apóstolos. Durante a sua visita, o Papa Bento XVI irá encontrar-se com o patriarca grego Bartolomeu, e com Mesrob II, o líder religioso da comunidade arménia na Turquia.

Sem comentários: