16 março 2009

Começa hoje em Istambul o Fórum Mundial da Água

Começa hoje em Istambul o 5º Fórum Mundial da Água, um encontro que conta com a participação de políticos, especialistas, empresários e activistas, e que durante sete dias vai examinar a crescente escassez de água no planeta.
No maior encontro sobre água, espera-se que estejam presentes 200 ministros do mundo inteiro e representantes de mais de 300 organizações para debaterem o consumo sustentável de água. O fórum, que acontece a cada três anos, analisará os problemas da escassez de água, o risco de conflito entre países por rios e lagos e a melhor maneira de proporcionar água limpa a milhões de pessoas.
Portugal vai participar no encontro com o lema "Superando a escassez de água, rumo à sustentabilidade" e conta com um programa de encontros para debater e mostrar projectos nacionais. O objectivo da participação portuguesa é dar visibilidade não só aos problemas da seca e escassez de água que Portugal enfrenta, mas também mostrar as políticas nacionais levadas a cabo para combater esta tendência, assim como as relações com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No fim do fórum, que existe desde 1997, na altura realizado em Marrocos na cidade de Marraquexe, os ministros reunidos deverão adoptar o "Istambul Water Guide".
Previsões recentes apontam que a escassez de água afecta 17 por cento do território europeu e pelo menos 11 por cento da população da União Europeia.

(Fonte: Jornal Digital)

Sem comentários: