04 outubro 2023

Equipa do INEM chegou a Portugal após 6 dias de viagem

Chegaram a Portugal, na passada quinta-feira dia 28 de setembro, os últimos elementos do INEM que estiveram presentes na Turquia a participar num exercício europeu de proteção civil na cidade de Çanakkale. Estes 10 elementos chegaram após seis dias de viagem desde a Turquia às instalações de Cascais, onde se encontra armazenado todo o material do PTEMT. Uma viagem de seis dias, mais de 5.000 km por nove países europeus.

Para estes elementos, a missão apenas só chegou ao final após seis dias do exercício EU MED MODEX TUK 23 ter terminado. Os 10 elementos, onde se englobavam profissionais do Gabinete de Logística e Operações (GLO), Enfermeiros e TEPHs, trouxeram todo o material usado durante o exercício por terra, num dos camiões onde é transportada a estrutura e material do PTEMT.

Toda esta logística e operacionalidade foi elogiada pelas diversas organizações internacionais presentes no exercício na Turquia, algo que inclusivamente ficou patente pelas diversas publicações usadas nas redes sociais do EU MODEX e no Youtube.

Ainda na Turquia, dois elementos do PTEMT, o médico Carlos Raposo e enfermeiro Rui Rocha, foram entrevistados pela agência de notícias turca AA. Nesta entrevista Rui Rocha falou da sua experiência durante a missão do INEM englobada na resposta ao sismo que afetou aquele país em fevereiro deste ano.

(Fonte: INEM)

Sem comentários: