10 fevereiro 2023

Equipa de resgate portuguesa a caminho da Turquia



Uma equipa de resgate portuguesa, composta por seis operacionais e dois cães, está a caminho da Turquia para ser integrada nas operações de socorro às vítimas do sismo, ocorrido na madrugada de segunda-feira. 

Os elementos das Associação Portuguesa de Busca e Salvamento são voluntários e contaram com a colaboração das entidades patronais para participar numa missão que se estenderá, pelo menos, pelos próximos sete dias.

Fundamentais para o sucesso da ação de resgate serão as cadelas que integram a comitiva. Tracy, uma pastora belga, terá o seu batismo internacional, mas não será a primeira vez que estará num teatro de operações. Foi esta cadela que, entre outros casos, descobriu o cadáver de Fernando Ferreira, conhecido pela alcunha de "Conde", nas margens do Rio Ave, em Barco, em 2020. A vítima, de 63 anos, atirou-se ao rio, "em pânico, por se ver emboscado".

Encontrar sobreviventes na área mais afetada

Ao JN, Pedro Baptista, da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, explica que, logo após o sismo que afetou a Turquia e a Síria, foi mostrada disponibilidade por parte de vários elementos para participar nas operações de socorro em curso. E acrescenta que, recentemente, a Embaixada da Turquia em Portugal solicitou o seu auxílio.

(Fonte: JN)

Sem comentários: