24 setembro 2014

Novos ataques aéreos atingem fronteira com a Turquia

Os EUA perpetraram esta madrugada novos ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, junto da fronteira com a Turquia, obrigando à fuga de milhares de curdos da região. Barack Obama já avisou que a operação será longa: "Os ataques do início desta semana foram apenas o começo. Haverá mais", declarou o Presidente norte-americano, citado pela CNN.
Segundo o Pentágono, os ataques desta madrugada atingiram a região síria junto à fronteira com o Iraque, a noroeste de Al Qa'im, tendo sido destruídos oito veículos dos jihadistas do Estado islâmico do Iraque e da Síria (ISIS).
No Iraque registaram-se ataques aéreos na zona oeste de Bagdade. Foram destruídos dois veículos armados dos combatentes do ISIS e um esconderijo de armas. Outros dois ataques ocorreram a sudeste da cidade de Irbil, tendo sido anuladas posições de combate do Estado islâmico.
De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, a cidade de Kobani tem sido alvo de mais ataques, tendo-se refugiado cerca de 130 mil pessoas no território vizinho.
Desde agosto os EUA levaram a cabo cerca de 200 atques aéreos na região, contando neste momento com o apoio da  Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrain e Qatar.
Observatório Sírio dos Direitos Humanos diz que cerca de 130 mil pessoas se refugiaram no território vizinho. EUA avisam que a luta contra o Estado Islâmico "poderá durar anos".
Na terça-feira, contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, já tinha avisado que o combate do Estado Islâmico "poderia durar anos". "Haverá um sério esforço por parte de todos os envolvidos. Nós acreditamos que a luta poderá durar anos", afirmou o responsável à BBC.
Entretanto, o Parlamento britânico anunciou que a participação do Reino Unido nos ataques aéreos contra o Estado Islâmico será discutida na próxima sexta-feira, depois de David Cameron ter defendido a necessidade de uma "forte coligação internacional" para destruir o ISIS. Cameron diz que é uma luta em que "ninguém pode escolher ficar de fora".
O Governo holandês pondera também participar na acção militar, estando agendada para esta quarta-feira uma reunião que abordará a eventual entrada em acção de quatro caças F16.
Já a Turquia, que sempre recusara envolver-se no combate contra o Estado Islâmico, mudou de posição pressionada pela comunidade internacional. "Daremos o apoio necessário à operação a nível militar ou logístico," afirmou o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan, em Nova Iorque, após a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Durante o encontro, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, garantiu que mais de 50 países se associaram ao país na coligação internacional contra o Estado Islâmico.

(Fonte: Expresso)

Sem comentários: