08 julho 2014

Portugal e Turquia vão cooperar na indústria da defesa

O Parlamento aprovou hoje, com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS, o  Acordo entre Portugal e a Turquia sobre a cooperação no domínio da indústria da defesa, documento firmado inicialmente em Novembro de 2013.
PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes" votaram contra a proposta de resolução, que respeita a um acordo de cooperação que foi assinado inicialmente pelo ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e pelo seu homólogo turco, Ismet Ylmaz, durante uma visita oficial à Turquia, a convite das autoridades locais.
"O Acordo tem por objectivos estabelecer uma cooperação no âmbito da indústria de defesa, melhorando as capacidades das suas indústrias de defesa através de uma cooperação mais eficaz nas áreas de desenvolvimento, produção, aquisição e manutenção de bens e serviços de defesa e apoio técnico e logístico relevante", diz o texto hoje aprovado.
A investigação conjunta, o desenvolvimento, produção e modernização de peças sobressalentes, instrumentos e equipamento técnico necessários às Forças Armadas, a venda a terceiros através de parcerias comuns e a aquisição de equipamento militar são alguns dos objetivos previstos no acordo.
A Turquia produz actualmente 55% das suas necessidades em termos de indústrias de Defesa, e admite, segundo o ministro da Defesa turco, abrir as portas às capacidades portuguesas nos restantes 45%.

(Fonte: Dinheiro Vivo)

Sem comentários: