05 junho 2013

Concentração em Lisboa solidária com protestos

Um grupo de percussionistas marcou nesta quarta-feira o ritmo de uma concentração frente à embaixada da Turquia em Lisboa sob o lema “Somos Todos Turcos”, em solidariedade com a “heróica luta e resistência do povo da Turquia”.
Cerca de 100 pessoas, sobretudo jovens e onde se incluíam diversos estudantes turcos, responderam ao fim da tarde ao apelo da Plataforma 15 de Outubro, que mobilizou o protesto através das redes sociais.
Na Avenida das Descobertas, onde se concentram diversas embaixadas, um grupo de polícias observava junto à representação turca a concentração que decorria no lado oposto da alameda, e onde se exibiam bandeiras turcas e numerosos cartazes, alguns a apelaram aos condutores para buzinarem em sinal de solidariedade.
“Apitem por Istambul”, era um dos placares exibidos por uma efusiva manifestante com um longo vestido vermelho com o crescente branco da bandeira turca, num incentivo aos condutores. Muitos aceitaram o desafio.
“Dayanisma/Solidariedade”, “A Liberdade é Laica”, “Parem a violência contra a democracia”, “Fim à censura dos media. Fim dos ataques à democracia”, os dois últimos cartazes escritos em inglês, dançavam ao ritmo dos batuques os percussionistas, com o ritmo imposto por um jovem com apito.
“O objectivo é demonstrar solidariedade (…) também estamos contra o nosso Governo tal como eles estão, e vimos prestar solidariedade, temos esse ponto em comum. Enquanto o povo turco estiver na rua a lutar heroicamente e com coragem pelos seus direitos será um exemplo para nós, e queremos mostrar-lhes que estamos solidários ”, disse à Lusa Sofia Rajado, da Plataforma 15 de Outubro. “Na sexta-feira há outro acto de solidariedade aqui, e também estaremos presentes”, acrescentou.
A concentração ocorreu seis dias após o início dos confrontos no Parque Gezi, perto da Praça Taskim em Istambul, na sequência da mobilização de diversos grupos da sociedade civil contra um controverso plano urbanístico.
De imediato, e após a violenta intervenção policial que provocou dezenas de feridos, o protesto ganhou uma dimensão política e com dimensão nacional contra o Governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan, que desde 2002 lidera um Executivo islamita-conservador.
“Todos os que conheço, a minha família, namorada, amigos estão na resistência, a resistir à violência da polícia, e todos os dias são gaseados pela polícia. Estamos aqui para fazer parar esta violência da polícia e as políticas de Erdoğan”, refere com convicção Ozhan, 25 anos e que frequenta um doutoramento na Fundação Gulbenkian.
“Os protestos decorrem em todas as cidades da Turquia, são milhões em todas as ruas, mas os principais media turcos ignoram-nos. Não mostram nada, apenas belos documentários num belo contexto, enquanto milhões de pessoas estão nas ruas”, denuncia.
Ozhan recusa que a Turquia esteja agora fracturada em dois campos opostos. “São pessoas que procuram a sua liberdade, os direitos democráticos, os direitos humanos básicos, como a liberdade de expressão”, assegura.
“Não podemos falar em eleições livres se não existirem media livres no país. É verdade que Erdoğan foi eleito por 50% dos eleitores, mas isso não lhe dá o direito de oprimir a outra metade do povo. Este movimento começou contra a destruição de árvores no parque, começou verde mas agora tem todas as cores”, frisou.
Essa perspectiva era partilhada por Ali, 32 anos, que frequenta um doutoramento no Instituto Champalimaud. Natural de Ancara, considera que a repressão vai agora acentuar na capital turca.
“Existe a preocupação de que o Parlamento ou a presidência sejam atacados, mas a questão tem a ver com democracia, com escutar a opinião dos outros, porque vivemos todos no mesmo país”, declarou.
 
(Fonte: Público)

Sem comentários: