13 fevereiro 2013

Turquia paga este ano toda a dívida ao FMI

A Turquia espera ter reembolsado a totalidade da sua dívida junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Maio, afirmou hoje o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan.
"Nós pagámos e pagámos... e, neste momento, a nossa dívida ascende a 860 milhões de dólares" (643 milhões de euros), disse Erdoğan, em declarações à televisão turca, citada pela agência France Presse.
"Assim que regularizarmos a última tranche no mês de Maio, não teremos mais dívida", afirmou Erdoğan.
O ministro das Finanças turco, Mehmet Şimşek, esclareceu que Ancara tinha uma dívida junto do FMI desde 1958, considerando que "a Turquia entra numa nova era, ao não se comprometer com nenhum novo programa e ao pagar totalmente as suas dívidas".
O Estado turco "poderá, por isso, consagrar as receitas fiscais ao investimento em infraestruturas", disse ainda o ministro turco das Finanças.
Durante várias décadas, os governantes da Turquia assinaram um total de 19 acordos com o FMI, conseguindo ajudas financeiras de mais de 50 mil milhões de dólares.
A Turquia e o FMI discutiram, entre o final de 2008 e o início de 2010, a possibilidade de a instituição com sede em Washington conceder um empréstimo ao país, mas não foi alcançado nenhum consenso, tendo Ancara desistido deste crédito.
 
(Fonte: Dinheiro Vivo)

Sem comentários: