13 setembro 2012

Guterres e Jolie agradecem generosidade da Turquia



O Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, e a actriz norte-americana Angelina Jolie agradeceram hoje à Turquia e ao povo turco pela generosidade com que criaram campos para os refugiados sírios.
Guterres sublinhou o "exemplo de generosidade" da Turquia, embora assinalando que o povo sírio "tem direito" a ela. Jolie afirmou que os campos "são impressionantes", adiantando não ter visto "nada semelhante noutros sítios".
A Turquia acolhe atualmente 80 177 refugiados sírios em 12 campos.
O agradecimento "à Turquia e ao povo turco", que abriram as fronteiras às pessoas afectadas pelo conflito sírio, foi divulgado pela agência noticiosa turca Anadolu.
Angelina Jolie, embaixadora de Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), disse que no ano passado, em Junho, visitou um campo de exilados sírios, assinalando que "agora há dez vezes mais refugiados".
"Estamos em dívida. Falei com muitas famílias e com crianças. Eles também estão em dívida com o povo e o Governo turcos. Estão comovidos e estão muito preocupados com o que se passa na Síria, com os familiares que ainda lá estão," disse ainda.

(Fonte: Diário de Notícias)

Sem comentários: