09 maio 2012

Turquia recusa extraditar vice-presidente iraquiano

A Turquia não vai extraditar o vice-presidente iraquiano Tareq al-Hashemi, julgado à revelia em Bagdad e alvo de um mandado de captura emitido na terça-feira pela Interpol, afirmou, esta quarta-feira, o vice-primeiro-ministro turco.
"Hashemi está na Turquia por razões de saúde. Não vamos extraditar alguém que começámos por apoiar," afirmou o vice-primeiro-ministro Bekir Bozdağ no Parlamento turco, citado pela agência noticiosa turca Anatólia.
A Interpol emitiu na terça-feira um "alerta vermelho" para a detenção de Al-Hashemi por suspeita de "dirigir e financiar ataques terroristas", depois de uma investigação "em que foram apreendidos explosivos e detidos indivíduos".
Tareq al-Hashemi, que está em Istambul há um mês, assegurou na terça-feira num comunicado que não está acima da lei e que está disposto a apresentar-se a um tribunal, se a sua segurança e a imparcialidade do julgamento estiverem garantidas.
O julgamento de Al-Hashemi no Iraque deverá iniciar-se na quinta-feira. Hashemi e os seus guarda-costas são acusados de cerca de 150 crimes, incluindo o assassínio de juízes, de membros das forças de segurança e de civis.
O vice-presidente, um Curdo sunita, questiona a legitimidade do julgamento, acusa de perseguição política o primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nuri al-Maliki, e afirma que a sua vida corre perigo em Bagdad.
A Turquia, afirmou ainda o vice-primeiro-ministro Bozdağ, "também fez pedidos ao Iraque", como a extradição de comandantes dos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lançam ataques contra o território turco a partir de bases no norte do Iraque. "Pedimos a sua extradição, mas até hoje não recebemos uma resposta positiva do governo iraquiano," disse.

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: