06 abril 2012

Portugal quer investimento turco



No último dia da sua visita oficial de três dias à Turquia, O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse que Portugal está pronto para o investimento turco em vastos projectos de privatizações, incluindo aeroportos, na companhia de aviação nacional (TAP) e em companhias de seguros. O ministro turco do Desenvolvimento, Cevdet Yımaz, acrescentou que Portugal oferece muitas possibilidades.
Após ter vendido a EDP (Electricidade de Portugal) aos Chineses, Portugal procura investimentos Turcos nomeadamente na TAP (Transportadora Aérea Portuguesa), aeroportos, correios, cuja privatização faz parte dos planos do Governo.
O ministro turco do Desenvolvimento, Cevdet Yılmaz, no Forum de Comércio e Investimento entre Portugal e Turquia organizado pela TUSKON (Confederação de Empresários e Industriais da Turquia), disse que o comércio entre a Turquia e Portugal registou cerca de um bilião de dólares e que esse montante não é suficiente.
"Só temos 26 empresas portuguesas na Turquia, no sector bancário, cimento e energia, mas há mais potencial na Turquia, pois ambos os países dependem de gás natural e petróleo, o que traduz uma oportunidade de trabalho conjunto,“ disse o ministro turco. Disse ainda que a agenda de privatizações de Portugal oferece muitas possibilidades para os investidores turcos.
O ministro poruguês dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que também falou no mesmo forum, disse que Portugal tem um programa de privatizações para relançar a sua economia em 2013. Disse ainda que Portugal é um país mais seguro em termos de investimento do que outros países europeus. Disse também que Portugal tem um programa de incentivos ao investimento, está a reformar o seu sistema de segurança social, está a tornar as suas leis de emprego mais competitivas, e que todas estas mudanças tornam o país mais atractivo para os investidores.
O vice-presidente da TUSKON, Osman Reis, disse que em 2002 o comércio entre Portugal e a Turquia foi de somente 330 mil dólares, e que esse número disparou para um bilião de dólares em 2010. Referiu também que Portugal tem uma receita de 49 biliões de dólares em exportações e 72 biliões em importações, mas a percentagem da Turquia nessas receitas é somente de um por cento, e que essa percentagem deveria de ser muito mais elevada.
Reis também disse que os jogadores de futebol que jogam num dos principais clubes da Turquia, o Beşiktaş, têm também ajudado nas relações entre os dois países.




(Fonte: Hürriyet)

Sem comentários: