09 março 2012

Chefe humanitária da ONU visita refugiados sírios na Turquia


A chefe dos Assuntos Humanitários da ONU, Valerie Amos, chegou hoje à Turquia após uma viagem à Síria, para visitar campos de refugiados erguidos para milhares de Sírios que atravessaram as fronteiras para fugir ao conflito, afirmou um responsável da ONU em Ancara. O número de refugiados sírios que cruzaram a fronteira para a Turquia tem crescido nos últimos dias. Mais 250 pessoas, incluindo dois generais, fugiram e procuraram refúgio no campo, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Cerca de 12 mil estão registados nos campos montados para os abrigar na província de Hatay, sul da Turquia, incluindo cerca de 800 civis que chegaram durante a semana passada, de acordo com responsáveis do ministério.
A maioria está atemorizada pelos ataques das forças de segurança da Síria contra os rebeldes no bairro de Baba Amr, em Homs, disseram as autoridades.
Valerie chegou à Turquia hoje de manhã, depois de uma viagem à Síria onde disse ter testemunhado uma devastação significativa em Baba Amr, afirmando querer saber o que aconteceu aos habitantes do bairro que resistiram ao cerco militar de 26 dias antes de os rebeldes se retirarem há uma semana.
Um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia disse que Valerie se encontrará com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoğlu.
Amos deverá fazer uma declaração no aeroporto de Ancara, antes de apanhar o avião para Istambul, segundo um funcionário da ONU.
A Organização das Nações Unidas estima que mais de 7500 civis já morreram na repressão de Assad contra os levantamentos populares.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: