23 fevereiro 2012

Braga com vitória curta na Turquia

O Sporting de Braga foi hoje afastado da Liga Europa de futebol, apesar de ter vencido por 1-0 em casa dos Turcos do Beşiktaş, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da prova. Um golo de Lima, aos 25 minutos de jogo, deu ainda alguma esperança à equipa "arsenalista", mas os pupilos de Leonardo Jardim não conseguiram depois ultrapassar o bloco defensivo contrário, sendo eliminados com o resultado desfavorável de 2-0 trazido da primeira mão.
Uma "muralha" turca e alguma falta de pontaria foram determinantes para a eliminação do Sporting de Braga.
Condicionado pelas lesões do "criativo" Mossoró e do defesa Ewerton, Leonardo Jardim apostou nas entradas de Djamal (à procura de mais consistência na intermediária), do central Nuno André Coelho (ainda pouco utilizado) e do médio Ruben Amorim.
Por sua vez, Carlos Carvalhal apostou num esquema em tudo idêntico ao que usou na primeira mão, com Quaresma solto na frente, contando ainda com mais dois Portugueses no "onze": Simão Sabrosa e Manuel Fernandes.
Os Minhotos rapidamente tomaram conta do jogo, apostando nas iniciativas de Alan e Paulo César pelos corredores extremos, suportados pela movimentação de Lima.
Rúben Amorim, aos 20 minutos, deu o mais forte sinal das intenções bracarenses, mas o seu remate fez a bola subir mais do que o desejado.
Aos 25 minutos, na sequência de várias tentativas, Alan insistiu pela direita e cruzou para o interior da pequena área, onde apareceu Lima a desviar para o golo.
Apenas no minuto seguinte, a equipa turca fez o seu primeiro remate à baliza, numa reacção bastante tímida, já que os Bracarenses continuaram à procura do empate na eliminatória.
Carlos Carvalhal percebeu que o Beşiktaş estava demasiadamente recuado e, pouco depois da meia hora de jogo, fez entrar o ponta de lança Hugo Almeida, que substituiu o médio Necip Uysal, passando a jogar em 4x3x3.
A primeira grande oportunidade da equipa turca aconteceu aos 40 minutos, quando Manuel Fernandes obrigou Quim a uma defesa apertada, após remate frontal, ainda antes da "meia lua".
Logo a seguir, o Beşiktaş esteve de novo perto de marcar, mas Hugo Almeida, desmarcado por Ricardo Quaresma, não conseguiu evitar que o seu remate fosse desviado por Elderson.
O segundo tempo manteve o mesmo cenário, com os Bracarenses mais incisivos, como o confirmou a oportunidade desperdiçada por Lima, aos 57 minutos, que falhou um "chapéu", completamente isolado.
O jogo entrou numa fase mais morna e os Turcos conseguiram "sacudir" a pressão bracarense, tendo mesmo criado duas boas oportunidades de golo, mas os remates de Manuel Fernandes e Hugo Almeida terminaram nas mãos de Quim.
À entrada do último quarto de hora, Leonardo Jardim arriscou uma estratégia ainda mais ofensiva, fazendo entrar Nuno Gomes. E quase resultou no imediato, pois os atacantes minhotos quase marcaram, não fosse o azar de Alan, cujo remate embateu num defesa contrário, o único entre ele e a linha de golo.
Os últimos minutos foram de sufoco junto à área turca, onde, a um minuto do fim, se chegou a reclamar grande penalidade, alegadamente por mão de um defesa do Beşiktaş.
Mas a "muralha" turca conseguiu aguentar mais quatro minutos de descontos e a enorme vontade minhota não se materializou no que mais queria: o segundo golo.
Na ronda seguinte, a equipa orientada pelo Português Carlos Carvalhal, e onde alinham mais seis jogadores portugueses, vai defrontar os Espanhóis do Atlético de Madrid, conjunto que conta com os Portugueses Tiago, Sílvio e Pizzi.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: