22 novembro 2011

Empresas francesas boicotadas na Turquia

A aprovação pelo Parlamento francês do decreto-lei que penaliza a negação da existência do genocídio arménio de 1915, pode repercutir-se nos interesses franceses na Turquia.
Os Turcos não gostaram e prometem boicotar as empresas e produtos franceses, como confirma este Turco: "Estava a pensar mudar de carro. Já fui representante da Renault. Depois desta decisão do Parlamento francês, mudei de ideias. Não comprarei um carro francês."
O escritor e antigo embaixador turco em Roma, İnal Batu, acredita que as relações franco-turcas irão sofrer um revés e que a Turquia vai retaliar, visando as empresas francesas a operar no país.
"A amizade dura há décadas. Somos amigos e aliados da França, mas isto foi um grande golpe nas nossas relações. Esperemos que o bom senso no Senado prevaleça e que esta lei seja bloqueada. É claro o que deve ser feito: a Turquia tem de encontrar maneiras de afastar as empresas francesas dos grandes contratos. Estou certo de que fará isso," assegura İnal Batu.
Numa altura de crise, a tensão política entre Paris e Ancara pode resultar em dificuldades financeiras para as empresas francesas que vêm assim boicotada a actividade no mercado turco.

(Fonte: Euronews)

Sem comentários: