20 maio 2011

Sismo em Küthaya fez dois mortos e 79 feridos


Um sismo de magnitude 5,9 na escala de Richter atingiu hoje a província turca de Kütahya, fazendo pelo menos dois mortos e causando ferimentos em 79 pessoas.
O sismo ocorreu cerca das 23.00 horas (hora local, mais duas que em Portugal) e teve epicentro próximo da cidade de Simav, na província de Kütahya, a cerca de 310 quilómetros a oeste da capital, Ancara.
Os habitantes correram para as ruas logo após o abalo, e muitos passaram a noite nos seus carros depois das autoridades terem recomendado que não regressassem às suas casas.
O ministro do Ambiente, Veysel Eroğlu, indicou que o número de mortos tinha subido para dois e que, dos 79 feridos, apenas uma pessoa está em estado considerado grave.
O governador da província de Kütahya, Kenan Çiftçi, indicou, porém, que três pessoas tinham morrido.
Os média turcos noticiaram que pelo menos um edifício ruiu em consequência do sismo, que ocorreu às 23.15 horas de ontem (21.15 horas em Lisboa).
A Turquia é particularmente vulnerável a sismos, porque está na linha de contacto entre a placa tectónica africana e a placa euro-asiática.
Em Março do ano passado, pelo menos 51 pessoas morreram em consequência de um sismo de 6,0 na escala de Richter que abalou o leste da Turquia.
Em 1999, dois sismos com uma magnitude de mais de sete, mataram quase 20 mil pessoas em áreas densamente povoadas do noroeste do país.

(Fonte: Público)

Sem comentários: