01 novembro 2010

Turquia desbloqueia acesso ao YouTube após dois anos

O site de vídeos YouTube foi reaberto para os utilizadores da internet na Turquia, após mais de dois anos de bloqueio. O ministro dos Transportes e Comunicações turco, Binaliı Yildirim, declarou à imprensa local que "as razões que levaram ao bloqueio do YouTube já não existem", porque "o bom senso prevaleceu".
O site foi bloqueado após uma "guerra" de vídeos entre os internautas nacionalistas gregos e turcos em que foi ridicularizado, entre outros, o fundador da república turca moderna, Mustafa Kemal Atatürk. Em 2007, o parlamento da Turquia aprovou uma lei que deu liberdade aos tribunais para bloquear qualquer site mesmo sem provas suficientes de que este incorria num crime.
Apesar da censura, o YouTube tem-se mantido ao longo dos anos entre os cinco sites mais visitados pelos Turcos, que criaram formas de contornar a proibição estabelecida no país. No entanto, segundo a página EngelliWeb - dedicada à contagem do número de sites bloqueados na Turquia -, existem cerca de oito mil sites actualmente bloqueados. A maioria destas páginas tem conteúdos pornográficos ou pedófilos, mas a lista também inclui sites políticos nacionalistas de esquerda ou curdos.

(Fonte: Diário de Notícias)

Sem comentários: