13 outubro 2009

Terim deixa a selecção turca

Fatih Terim vai deixar o cargo de seleccionador da Turquia depois do último jogo da fase de qualificação para o Mundial de 2010, esta quarta-feira, frente à Arménia. A decisão deve-se ao facto de a sua selecção não ter logrado o apuramento para a fase final, na África do Sul.

"Feitos consideráveis"
Depois de aceitar a demissão de Terim, o presidente da Federação Turca de Futebol, Mahmut Özgener, disse: "A nossa selecção alcançou feitos consideráveis no futebol mundial, mas faltou-lhe consistência. Pretendemos ultrapassar esse problema no próximo ciclo. Respeitamos a decisão de Terim e agradecemos os serviços prestados".

Muito sucesso
Actualmente com 56 anos, Terim qualificou a Turquia para o seu primeiro Campeonato da Europa durante a sua primeira passagem pelo cargo, entre 1992 e Junho de 1996. Contudo, demitiu-se depois de a sua equipa sofrer três derrotas consecutivas na fase de grupos do EURO '96. Terim regressou ao comando técnico em 2005 e foi um dos obreiros da bem-sucedida campanha de qualificação da Turquia para o UEFA EURO 2008, onde impressionou ao chegar até às meias-finais.

Ponto final
No entanto, a fase de qualificação para o Mundial de 2010 ficou aquém das expectativas e, com apenas 12 pontos somados em nove jogos, a Turquia está atrás da Espanha, vencedora do grupo, e da Bósnia-Herzegovina, segunda classificada. Sem nada em discussão no desafio de quarta-feira, em Bursa, a derrota por 2-0 fora de casa, frente à Bélgica, no Sábado, revelou-se fatal.

(Fonte: UEFA.com)

Sem comentários: