14 maio 2009

Decisão do BCP sobre Turquia permanece em aberto

O Millennium BCP mantém em aberto a questão da possível venda da operação na Turquia, segundo informação dada ao mercado pela instituição financeira e declarações feitas esta segunda-feira pelo presidente.
Depois de o presidente da AICEP, Basílio Horta, ter dito hoje que a agência está disponível para ajudar o BCP caso decida manter os balcões que tem na Turquia, o banco, sem comentar as declarações, remete para a informação dada recentemente, de que o processo está em aberto, em fase de cedência de informação a potenciais interessados.
O presidente do Millennium BCP reiterou segunda-feira, numa conferência de imprensa, que o banco só vai vender os activos que detém na Turquia "quando isso for bom para os accionistas", sublinhando que não tem pressa.
O BCP anunciou em final de Janeiro, em comunicado ao mercado, que estuda a eventual venda do Millennium bank da Turquia, tendo iniciado, "com o apoio de consultores externos, um processo de aferição de diferentes opções, incluindo a de eventual alienação da participação".
Já posteriormente Carlos Santos Ferreira disse que o processo estava "na fase de due deligence", ou seja, de cedência de informação a interessados.
Explicando as razões pelas quais o banco está a analisar a eventual venda deste activo, disse que, sendo "uma boa operação, embora pequena", para não perder valor, exige "investimentos". Coisa que, segundo o presidente do Millennium BCP, "não parece prudente fazer neste momento".
Basílio Horta disse hoje ter "ouvido dizer que o BCP estaria a repensar a sua decisão de sair da Turquia" e que "se isso se vier a confirmar, é uma excelente notícia para Portugal", tendo tido "ocasião de dizer ao administrador do banco que pode contar inteiramente" com o AICEP.


(Fonte: Diário Digital/Lusa)

Sem comentários: