14 maio 2009

Cavaco Silva classifica objecções da França e Alemanha à adesão turca à UE como "retórica" eleitoral

O Presidente da República português pediu hoje às autoridades turcas para que desvalorizem as recentes objecções dos líderes da França e Alemanha à adesão do país à União Europeia, lembrando que foram proferidas em vésperas de eleições europeias.
"Por favor não olhem muito para o que está a ser dito agora na véspera das eleições europeias. Nestes momentos, há sempre uma retórica, muita retórica por vezes", afirmou, numa conferência na Universidade do Bósforo sobre a experiência portuguesa de adesão à UE.
No Domingo, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, uniram vozes contra a ideia de uma Europa sem fronteiras e contra a adesão da Turquia à União Europeia.
Na 'aula' na Universidade do Bósforo, o Presidente fez um balanço dos primeiros 15 anos da integração europeia, deixando de fora a última década.
"Pensei que devia trazer aos Turcos aquilo que foram os anos de claro sucesso da integração europeia e não valia a pena trazer os problemas que resultaram de uma união monetária", justificou mais tarde aos jornalistas.
Na mesma conferência, e questionado por um professor da audiência se a religião maioritariamente muçulmana na Turquia poderia ser um obstáculo à adesão, Cavaco Silva respondeu negativamente, posição que reiterou em conversa com os jornalistas.
"Os critérios do alargamento são os critérios de Copenhaga, a identidade cultural dos povos, a religião que maioritariamente professam não faz parte desses critérios", sublinhou.
"Não me recordo que algum líder europeu tenha afirmado que a religião é um obstáculo à adesão da Turquia à União", disse.
Por outro lado, o Presidente apontou como obstáculo à adesão turca o impasse no protocolo de Ancara - segundo o qual a Turquia deveria estender a união aduaneira a Chipre até ao final do ano - apelando a que a Turquia prossiga o esforço das reformas.
"Esperemos que o espírito reformista não esmoreça", afirmou.
Num balanço desta visita de Estado à Turquia, que termina sexta-feira, o Presidente da República considerou que esta "excedeu claramente" as suas expectativas.
"Fomos recebidos verdadeiramente como amigos e há alguns gestos que Portugal deve saber capitalizar", disse, referindo-se ao facto de lhe ter sido atribuída a mais alta condecoração da República da Turquia e de ter sido um dos poucos líderes políticos estrangeiros a discursar na Assembleia Nacional.
Questionado se retribuiu o convite ao Presidente turco para visitar Portugal, Cavaco Silva disse que já transmitiu a Abdullah Gül que "esperava poder recebê-lo" no nosso país, uma matéria que irá ser tratada agora por via diplomática.

(Fonte: Lusa/Expreesso)

Sem comentários: