08 abril 2009

Patriarca optimista em relação à reabertura de seminário em Istambul


O Patriarca da Igreja Ortodoxa Grega, Bartolomeu I, mostrou-se optimista relativamente à reabertura de um seminário em Istambul, depois do presidente norte-americano Barack Obama ter dito no seu discurso no Parlamento turco que quaisquer passos para a melhoria da liberdade religiosa e dos direitos das minorias - como a reabertura do seminário de Heybeliada – seria um importante sinal para dentro e fora da Turquia.
A União Europeia tem pressionado a Turquia para abrir o seminário localizado numa ilha do mar de Mármara, perto de Istambul, e encerrado há quase quatro décadas. A Turquia tem argumentado que um seminário em Istambul violaria o regime secular do país.
O Estado turco encerrou o Seminário de Heybeliada, Halki em Grego, em 1971, no seguimento de um movimento contra a educação religiosa que também atingiu escolas muçulmanas. As faculdades de teologia islâmica estão desde então sob a alçada das universidades estatais.
"O seminário de Heybeliada não é uma questão de prestígio para nós. A abertura desta escola é fulcral para o nosso Patriarcado levar a cabo a sua missão religiosa", referiu Bartolomeu I em comunicado.

Sem comentários: