08 abril 2009

A aceitação e a "queda" de Rasmussen na Turquia

O novo secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, deslocou a clavícula durante a madrugada de segunda-feira, em Istambul, quando caiu das escadas do hotel onde se encontrava alojado. Foi de imediato transportado de ambulância para as urgências do Hospital de Taksim, onde foi tratado, e voltou ao hotel horas depois.
Rasmussen deslocou-se a Istambul para participar no Fórum Aliança das Civilizações que decorreu nos dias 6 e 7 de Abril.
Já no Fórum Aliança das Civilizações, Rasmussen anunciou uma conferência de imprensa para a hora de almoço na qual explicou o seu "pequeno acidente" e também as razões da sua participação naquela reunião intercultural na condição de secretário-geral da NATO, apesar de só tomar posse a 1 de Agosto.
De salientar que a Turquia se opôs à nomeação de Rasmussen para o cargo devido às polémicas caricaturas de Maomé publicadas na Dinamarca e ao canal de televião curdo Roj que emite a partir da Dinamarca e que possui alegadamente relações com o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
A Turquia acabou por aceitar a nomeação de Rasmussen após longas conversações e com a mediação de Obama. "O nosso presidente disse 'ok' depois de Obama ter garantido a resolução dos problemas que expressamos", disse o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan. Durante uma conferência de imprensa em Estrasburgo, Rasmussen disse que a Turquia é um membro importante da NATO, actuando como uma ponte entre a Europa e o Médio Oriente. Questionado sobre as preocupações da Turquia relativas à Roj TV e à "crise das caricaturas", Rasmussen disse compreender totalmente as preocupações turcas, afirmando que vai cooperar com a Turquia para o estabelecimento de boas relações com o mundo muçulmano. Sobre a Roj TV, Rasmussen disse que a Dinamarca adoptará as medidas necessárias se existirem provas das ligações desse canal ao PKK e se o tribunal tomar uma decisão nesse sentido. Por seu lado, Erdoğan, à chegada a Ancara, revelou as contrapartidas oferecidas à Turquia: "Uma das contrapartidas é haver um Turco como assistente de Rasmussen e termos os nossos comandantes no comando da NATO". Disse ainda que falou sobre a questão da Roj TV com Obama. Segundo a Turquia, a Roj TV tem ligações muito próximas com o PKK, mas a Dinamarca permite que emita a partir do seu país.
Barack Obama agradeceu à Turquia a aprovação da nomeação de Rasmussen. Ainda em Estrasburgo, agradeceu particularmente à Turquia por ter expressado as suas preocupações, por ter levantado problemas relativos à segurança, e por finalmente ter confiado em Rasmussen.
Entretanto, Olli Rehn, o comissário da União Europeia para o Alargamento, disse a um canal de televisão finlandês que caso a Turquia não aceitasse Rasmussen como secretário-geral da NATO, as suas aspirações à integração na UE estariam comprometidas, o que causou muito mal estar em Ancara. A primeira resposta veio da parte do presidente Gül numa conferência de imprensa em Estrasburgo a seguir ao acordo entre a Turquia e os restantes membros da NATO. "Devo lembrá-lo que este é um assunto da NATO e não da UE". O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan, telefonou a Rehn para lhe dar conta do desconforto da Turquia com as suas declarações. "Trata-se de uma reunião da NATO da qual a Turquia é um membro pleno".
Entretanto, Christiane Hohmann, uma porta-voz da Comissão, veio dizer que a NATO e a UE são organismos diferentes e que não poderiam ser associados.

Sem comentários: