07 abril 2009

Obama apela ao reatamento das relações diplomáticas entre a Turquia e a Arménia

Barack Obama incentivou os ministros dos negócios estrangeiros da Turquia e da Arménia a completarem as conversações para a restauração das relações diplomáticas entre os dois países vizinhos.
Obama entregou esta mensagem pessoalmente ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Ali Babacan, e ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Arménia, Edward Nalbandian, quando os encontrou numa recepção em Istambul oferecida a todos os convidados presentes no Fórum Aliança das Civilizações.
"À margem do jantar desta noite da Aliança das Civilizações, o presidente encontrou-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Turquia e Arménia para elogiar os seus esforços no processo de normalização das relações Turquia-Arménia e para incentivá-los a chegarem rapidamente a um acordo", revelou um elemento da comitiva do presidente Obama.
A Turquia e a Arménia não têm relações diplomáticas e as sua fronteira foi fechada há mais de uma década após a invasão de 20% do território do Azerbaijão por parte da Arménia – o conflito Nagorno-Karabakh.
A Arménia e a Turquia encetaram um processo de normalização das suas relações, incluindo a reabertura da fronteira, quando o presidente turco Abdullah Gül fez uma visita histórica a Yerevan no ano passado para assistir ao jogo de qualificação para o campeonato do mundo de futebol que as equipas dos dois países disputaram.
Obama disse ontem em Ancara que o seu ponto de vista sobre os incidentes de 1915 não se alterarou, mas congratulou-se com o diálogo que está a decorrer entre a Turquia e a Arménia.
A Arménia, apoiada por toda a sua diáspora, tem tentado obter o apoio da comunidade internacional para o reconhecimento do alegado genocídio arménio. Por seu lado, a Turquia tenta convencer a Arménia a aceitar uma investigação histórica dos acontecimentos de 1915.

Sem comentários: