02 abril 2009

Fortes indícios de sabotagem nas eleições locais

Os cortes de energia que se fizeram sentir em algumas freguesias de Ancara na noite das eleições autárquicas do dia 29 de Março terão sido causadas por sabotagem de acordo com as primeiras conclusões reveladas hoje.
Uma investigação preliminar conduzida pela polícia e por responsáveis da Companhia de Distribuição de Electricidade (TEDAS), revelou que o fornecimento eléctrico a algumas freguesias de Ancara foi cortado intencionalmente.
Os partidos da oposição reclamaram na noite das eleições que durante os cortes de electricidade algumas urnas e boletins de voto tinham sido roubados. Durante um dos cortes de electricidade, um suspeito foi mesmo apanhado quando tentava colocar votos já contados dentro de urnas cujos votos ainda não tinham sido contabilizados, numa das mesas de voto da freguesia de Dikmen.
O presidente da Câmara de Ancara, Melih Gokcek, do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no Governo), foi eleito pela quarta vez consecutiva após uma forte disputa com os rivais do Partido Republicano do Povo (CHP) e do Partido do Movimento Nacionalista (MHP).
Têm também sido encontrados boletins de voto em contentores do lixo, principalmente em Ancara e em Istambul, todos eles com votos do CHP ou Partido Republicano do Povo, o maior partido da oposição, o que tem levado a grandes protestos por parte de apoiantes do CHP.

Erdoğan:mal-me-quer bem-me-quer
Caricatura publicada esta semana no diário Hürriyet.

Sem comentários: