24 abril 2009

Cavaco Silva vai visitar a Turquia entre 12 e 15 de Maio

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, realiza entre 12 e 15 de Maio uma visita de Estado à Turquia, acompanhado por cerca de 30 empresários, deslocando-se a Ancara, Istambul e Capadócia.
De acordo com uma nota da Presidência da República, a visita, que se realiza a convite do chefe de Estado turco, Abdullah Gül, terá início com uma cerimónia de homenagem no Mausoléu de Atatürk, em Ancara.
Para além de um encontro com um Presidente Abdullah Gül, na capital turca Cavaco Silva irá também reunir-se com o primeiro-ministro Recep Erdoğan e com o líder do maior partido da oposição.
A convite das autoridades turcas, o Presidente da República proferirá ainda um discurso no Plenário da Grande Assembleia Nacional Turca.
Já em Istambul, o chefe de Estado inaugurará com o Presidente turco a exposição "Lisboa, memórias de outra cidade", promovida em conjunto pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Sabanci, que "retrata a Lisboa do Século XIX, com base em obras disponibilizadas por várias instituições culturais nacionais".
No mesmo dia, Cavaco Silva, oferecerá um jantar em honra do Presidente da Turquia, com um concerto de fado.
Também em Istambul, o Presidente da República irá presidir à sessão de encerramento do Seminário Económico Portugal-Turquia e proferirá uma palestra na Universidade do Bósforo dedicada ao tema "A adesão de Portugal à União Europeia: uma experiência".
Já na Capadócia, Cavaco Silva irá encontrar-se com o Governador da Província de Nevşehir, que oferecerá um almoço em sua honra.
O programa da visita presidencial incluirá ainda iniciativas de natureza económica, nomeadamente um "Encontro Empresarial Portugal-Turquia", em Ancara, promovido pela AICEP e pela União das Câmaras Empresariais turca (TOBB), e o seminário económico Portugal-Turquia, em Istambul, promovido pela AICEP e pela Agência para as Relações Económicas Externas turca (DEIK), que será encerrado pelo chefe de Estado.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: