29 março 2009

Três mortos em dia de eleições locais na Turquia

eleições locais na Turquia

Três pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas em confrontos registados este Domingo durante as eleições locais na Turquia.
Mais de 48 milhões de cidadãos são chamados, este Domingo, às urnas para as eleições locais que medirão a popularidade do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan.
Um candidato à liderança de uma aldeia morreu numa troca de tiros em Bezirci, uma aldeia da província de Şanliurfa, no sudeste da Turquia, num confronto entre duas famílias que concorriam ao cargo, inferior ao de presidente da Câmara que se elege nas localidades rurais mais pequenas.
O confronto envolveu dezenas de pessoas e originou a hospitalização de 27 pessoas.
A polícia turca informou que até ao momento tinha feito 15 detenções.
Em Lice, aldeia da zona sudeste da província de Diyarbakır, outro candidato a líder da localidade morreu de ataque cardíaco a meio de um confronto com um rival e a família deste.
Em Sığınak, perto de Lice, uma pessoa morreu em confrontos entre apoiantes de distintos candidatos a líder da aldeia.
Apesar destes incidentes, os líderes políticos do país reiteraram que a Turquia está a passar com "êxito" outro "exame democrático".
As eleições permitirão nomear os presidentes de Câmaras e governadores de 16 cidades, 65 províncias, 892 distritos e 1924 municípios.
Apesar de ser uma eleição local, a campanha foi muito intensa porque o resultado revelará o apoio da população à gestão do AKP, a formação islamita moderada no poder desde 2002 e dada como favorita.
Nas eleições municipais de 2004, o AKP conseguiu vencer em 12 das 16 maiores cidades do país, incluindo Ancara e Istambul.

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: