07 março 2009

Hillary Clinton de visita à Turquia

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou hoje à Turquia e reuniu-se com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, na última etapa da sua viagem pelo Oriente Médio e pela Europa.
Segundo o canal de televisão turco "NTV", a agenda de Hillary inclui a tentativa de convencer o Governo de Ancara do envio de tropas de combate ao Afeganistão e da retirada de soldados americanos do Iraque por solo turco.
A chefe da diplomacia dos Estados Unidos visitará depois o mausoléu do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, e posteriormente dará uma entrevista colectiva juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ali Babacan.
Depois reunir-se-á com o presidente turco, Abdullah Gül, e deixará a Turquia por volta das 18h (16h de Lisboa).
Outro tema que Hillary tratará nas suas reuniões com as autoridades turcas é a colaboração na luta contra o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado terrorista pelos EUA, União Europeia e Turquia.
Além disso, a imprensa local publicou que Hillary defenderá o papel da Turquia no processo de paz no Oriente Médio.
Também se discutirá como as boas relações de Ancara com o Irão e a sua condição de aliado estratégico dos Estados Unidos fazem da Turquia um aliado útil para reduzir as tensões e abrir um possível diálogo entre Teerão e Washington.
As autoridades turcas insistirão na questão delicada para Ancara do apoio que Hillary deu a uma resolução do Congresso americano no ano passado a favor do reconhecimento do alegado "genocídio arménio" por parte do Império Otomano em 1915, num momento em que se tentam normalizar as relações entre Turquia e Arménia.
Hillary deve também participar esta manhã na gravação de um popular programa de entrevistas do canal "NTV" dirigido exclusivamente por mulheres e que será transmitido às 20h (18h de Lisboa).

(Fonte: EFE)


Sem comentários: