17 fevereiro 2009

Obama telefonou aos dirigentes turcos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou na passada segunda-feira ao presidente turco, Abdullah Gül, e ao primeiro-ministro, Recep Tayip Erdoğan, com quem teve uma conversa "amigável e produtiva", informou a Casa Branca em comunicado.
Obama e os líderes turcos falaram sobre o Iraque, sobre a necessidade de trabalharem juntos para conseguir a paz no Oriente Médio, e ainda sobre a revisão da estratégia americana no Afeganistão e Paquistão, segundo o comunicado.
"O presidente (Obama) destacou a importância da aliança entre os Estados Unidos e a Turquia, e afirmou que está impaciente para começar a trabalhar com o presidente Gül e o primeiro-ministro Erdoğan numa ampla agenda de interesses mútuos", indicou a Casa Branca.
"O presidente expressou o seu desejo de reforçar as relações turco-americanas e de trabalhar lado a lado de forma eficaz no seio da NATO", acrescentou a nota.
O telefonema de Obama acontece depois de uma visita do presidente turco a Moscovo, com o objectivo de reaproximar os laços do seu país com a Rússia, apesar das rivalidades históricas entre ambos.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: