07 janeiro 2009

Solana deslocou-se à Turquia para impulsionar o plano egípcio em Gaza

O alto representante para a Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, continuará em Israel e na Turquia os esforços diplomáticos para impulsionar o plano defendido pelo Egipto, a fim de superar a crise na Faixa de Gaza, informaram hoje fontes oficiais.
A porta-voz de Solana, Cristina Gallach, disse à Agência Efe, em conversa telefónica, que Solana se reunirá hoje com representantes israelitas, incluindo o ministro da Defesa, Ehud Barak, e à noite irá à Turquia para se encontrar com o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan.
O presidente egípcio, Hosni Mubarak, depois de se reunir ontem à noite com o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, anunciou um plano que busca uma trégua imediata entre Israel e os palestinianos da Faixa de Gaza, e posteriores consultas para resolver a crise a longo prazo.
Essas negociações incluem a possibilidade de se permitir a assistência humanitária para os habitantes de Gaza e a suspensão do bloqueio sofrido por esse território palestino há um ano e meio.
O plano do Egipto foi levado até ao Conselho de Segurança da ONU e, a princípio, conta com o apoio do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, dos Estados Unidos e do Reino Unido, entre outros países.
Com as conversações que realizará em Israel e Turquia, Solana "ajudará a impulsionar as ideias expostas pelo presidente Mubarak para encorajar os responsáveis israelitas a aceitarem-nas", disse a porta-voz.
Gallach acrescentou que Solana participou ontem à noite da reunião entre Mubarak e Sarkozy na localidade turística egípcia de Sharm el-Sheikh, "para ajudar a construir os elementos do plano" do presidente egípcio.
O chefe da diplomacia europeia juntou-se na segunda-feira a uma missão da "troika" da UE no Oriente Médio presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros checo, Karel Schwarzenberg, que se deslocou pelo Egipto, Israel, Cisjordânia e Jordânia.
Depois, Solana viajou a Damasco e Beirute, para analisar com as autoridades sírias e libanesas as vias para conseguir um cessar-fogo em Gaza, e ontem à noite retornou ao Egipto.
"O objetivo de voltar a Israel é acompanhar os esforços diplomáticos de ontem", acrescentou a porta-voz de Solana.
O plano defendido pelo Egipto propõe, em uma primeira fase, aliviar a situação humanitária dos palestiniaos em Gaza por meio de uma trégua, e iniciar negociações entre Israel e Egipto, por uma parte, e entre o Egipto e o movimento palestiniao Hamas, por outra.
Nessas conversas, destacou Gallach, haverá a tentativa de "estabelecer claramente os elementos do cessar-fogo e o funcionamento dos acessos a Gaza, incluindo o tema dos controles dos acessos ilegais".
A intenção é que, mais adiante, as partes envolvidas desenvolverão outras negociações para analisar a fundo as causas que geraram esta crise e evitar que exploda novamente no futuro.
"Agora, é preciso ser colocado em andamento", acrescentou a porta-voz de Solana.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: