30 janeiro 2009

Hamas saúda Erdoğan

Um chefe do Hamas, Khalil al-Hayya, elogiou hoje durante uma manifestação em Gaza o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, pela sua atitude durante um debate com o presidente israelita, Shimon Peres, em Davos, comparando o dirigente turco ao conquistador otomano de Constantinopla.
"O povo palestiniano, a resistência e o Hamas saúdam-no, Erdoğan. Estamos consigo e ao lado da Turquia, em Gaza a vitoriosa", declarou Hayya, perante centenas de pessoas reunidas na sede do Parlamento palestiniano em Gaza, destruída por um bombardamento israelita.
Erdoğan "disse a verdade e fez triunfar a justiça, a liberdade e o povo palestiniano", acrescentou o líder do Hamas, na sua primeira aparição pública desde o fim da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.
"[Erdoğan] lembra-nos a posição gloriosa dos seus ancestrais otomanos", afirmou, citando o sultão Mehmet II, mais conhecido como "o conquistador", que venceu Constantinopla em 1453.
"Que os dirigentes muçulmanos oiçam como a História faz heróis e como os homens escrevem a História", disse.
Mais cedo, em comunicado, o Hamas prestara uma homenagem à "posição corajosa do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, que defendeu ao vivo em Davos as vítimas da guerra sionista criminosa contra os nossos filhos e as nossas mulheres em Gaza, na cara do mal sionista Shimon Peres".
"Consideramos a saída de Erdogan da sala do debate como uma expressão de apoio às vítimas do holocausto perpetrado pelos sionistas", disse o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: