13 janeiro 2009

Dez feridos palestinianos foram transportados para hospitais da Turquia

Dez palestinianos feridos gravemente no conflito na Faixa de Gaza foram levados para a Turquia através do Egipto, anunciou hoje o Governo turco.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse, em discurso perante o grupo parlamentar do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no Governo), que mais feridos palestinianos serão levados para clínicas turcas nos próximos dias.
A maioria das vítimas, acompanhadas por um parente cada, transferidas hoje têm graves queimaduras causadas pelos bombardeamentos israelitas.
O chefe de Governo turco disse que a aeronave usada para a transferência foi transformada num avião ambulância, que levará feridos para a Turquia e depois voltará para a zona de conflito com ajuda humanitária.
Erdogan disse hoje que o seu Governo continuará com os esforços de paz e lembrou que o seu emissário especial, Ahmet Davutoglu, se encontra na Síria para conseguir um cessar-fogo.
Davutoglu, que deve estar em contacto com o grupo islâmico palestiniano Hamas na Síria, enviou uma mensagem a Ancara dizendo que está "optimista" sobre um cessar-fogo em breve, afirmou hoje o jornal pró-governamental "Yeni Safak".
A Turquia lançou várias iniciativas para colocar fim à ofensiva israelita em Gaza, e inclusive está disposta a enviar soldados para uma possível futura força internacional de interposição que separe os dois lados.
Segundo informa hoje a imprensa turca, a ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni, tinha previsto viajar para Ancara esta semana.
No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan, ter-lhe-á lembrado a actual animosidade contra Israel na Turquia, aconselhando-a a só se deslocar à capital turca se quiser falar sobre as condições de um cessar-fogo.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: