15 novembro 2008

Vinte cinco anos de divisão do Chipre

O dia que marca os 25 anos de divisão do Chipre (15/11/2008) leva na Europa a reflexões a respeito de uma possível reunificação do país. Há movimentos tanto no sul grego, quanto no norte turco, em prol do fim da fronteira entre as duas partes.
Desde 1960 um Estado soberano, o Chipre foi, de facto, dividido em 1974. O sul mantém a sua condição de representante oficial da originária República Cipriota e é, como tal, membro da União Europeia. A parte norte do país teve a sua independência declarada a 15/11/1983 sob o nome de "República Turca do Norte do Chipre" – uma autonomia até hoje não reconhecida por nenhum país do mundo, excepto pela própria Turquia, que mantém a região sob controle com um contingente de mais de 50 mil soldados.
Aos olhos dos Cipriotas de origem grega, trata-se de um regime de ocupação. Para boa parte dos Cipriotas de origem turca, esta é a única garantia de que a minoria turca não seja completamente oprimida pela maioria de origem grega. As esperanças de uma reunificação por ocasião do ingresso do Chipre na UE caíram por terra. O conflito persiste até hoje, 25 anos depois da divisão.

(Fonte: Deutsche Welle)

Sem comentários: