13 maio 2008

Turcos querem recuperar tempo perdido

Qual foi o seu desempenho na fase de apuramento do EURO 2008?

• A Turquia terminou o Grupo C no segundo lugar, atrás da campeã da Europa, a Grécia, mas teve de sofrer após um prometedor arranque de campanha.
• A equipa de Fatih Terim venceu os seus três primeiros jogos sem conceder um único golo, tendo Hakan Şükür festejado a obtenção do seu 50º golo internacional quando apontou quatro tentos na goleada por 5-0 aplicada à República da Moldávia.
• O cenário ficou ainda melhor quando uma enfraquecida selecção turca bateu fora a Grécia por 4-1, em Atenas, naquele que foi o seu primeiro jogo de apuramento em 2007.
• Contudo, o percurso começou a inverter-se e a equipa apenas logrou vencer um dos seus seis seguintes jogos, incluindo um desaire por 3-2 na Bósnia-Herzegovina e, mais tarde, um desolador empate (2-2) em Malta, onde a Turquia esteve mesmo em desvantagem por duas vezes.
• A crise agravou-se em Outubro de 2007, quando um empate a uma bola na República da Moldávia precedeu uma derrota (1-0) em casa frente à Grécia, desfecho que permitiu aos campeões da Europa festejarem o apuramento em Istambul.
• Tendo descido ao terceiro lugar no seu grupo, a Turquia arrepiou caminho e foi a Oslo vencer a Noruega por 2-1, naquele que foi o seu penúltimo jogo. Um triunfo caseiro por 1-0 sobre a Bósnia-Herzegovina permitiu aos Turcos terminarem no segundo posto, com um ponto de vantagem sobre a Noruega.


Qual foi o seu desempenho no Campeonato do Mundo de 2006?

• A Turquia terminou no segundo posto, a dois pontos da Ucrânia, tendo vencido seis jogos e empatado cinco dos 12 que disputou na campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006. O pecúlio bastou para carimbar um lugar no "play-off", mas a derrota, no desempate por recurso aos golos apontados fora de casa, rendeu o apuramento ao suíços, depois de as selecções terem apontado oito golos nos dois jogos.
• Num grupo que integrava a Grécia - vencedora do EURO 2004 - e a Dinamarca, que também esteve presente na fase final do torneio disputado em Portugal, a Turquia teve um arranque a meio gás, empatando a um golo em Trazbon, diante da Geórgia.
• Os Turcos recuperaram com empates promissores, fora de casa, frente a Dinamarca (1-1) e Grécia (0-0), e com um triunfo sobre o Cazaquistão (4-0), mas sofreram pesada derrota, por 3-0, na recepção à Ucrânia, com Andriy Shevchenko a bisar (17 e 88).
• Esta seria o único desaire dos Turcos na campanha de qualificação, que haveriam mesmo de vingar a derrota em casa com um triunfo, por 1-0, na visita a Kiev, graças a um golo de Tümer Metin, aos 55 minutos. No entanto, os empates em casa com a Grécia e a Dinamarca arruinaram a hipóteses de vencer o grupo.
• A caminhada contemplou, ainda, vitórias frente à Albânia (em casa e fora) e à Geórgia (fora), sendo que a mais dilatada da campanha aconteceu a 8 de Junho de 2005, com a goleada imposta no Cazaquistão (6-0), com contribuição preciosa de Fatih Tekke (13 e 85) e Tuncay Şanli (41 e 90), que bisaram na partida.


Qual foi o seu desempenho no EURO 2004?

• A aventura da Turquia no EURO 2004 teve um final inglório, uma vez que a selecção da Europa oriental perdeu no play-off com a Letónia, depois de ter alcançado o segundo lugar do seu grupo, logo atrás da Inglaterra. Com seis vitórias, um empate e uma derrota, a Turquia somou menos um ponto que os imbatíveis britânicos, deixando a Eslováquia a nove de distância.
• A Inglaterra revelou-se o calcanhar de Aquiles dos Turcos na fase de qualificação. Tendo derrotado a Eslováquia, a Macedónia e o Liechtenstein, fora e em casa, os Turcos perderam na visita ao Reino Unido, no quarto jogo da campanha, apesar de terem segurado o nulo durante 75 minutos. Darius Vassell inaugurou finalmente o marcador da partida disputada no anfiteatro do Sunderland, antes de David Beckham apontar o segundo, na conversão de uma grande penalidade, quando estavam decorridos dois minutos no período de descontos. As duas selecções voltaram a encontrar-se no derradeiro jogo da fase de apuramento, em Istambul, mas a Turquia não conseguiu furar a muralha defensiva da Inglaterra e não foi além do empate sem golos, tendo de contentar-se com o segundo lugar.
• Mas a Turquia tinha reservada decepção ainda maior, acabando por ser ultrapassada pela Letónia no play-off. Os letões entravam em vantagem no jogo da segunda mão, depois de se terem adiantado, aos 12 minutos, na partida de Riga, com golo de Maris Verpakovskis e, apesar de os Turcos se terem fixado no limiar do apuramento, com os tentos de Ilhan Mansiz (20) e Hakan Sükür (64) no encontro disputado no Estádio Inönü, em Istambul, Jurijs Laizans (65) e Verpakovskis (76) voltaram à carga, carimbando o passaporte para Portugal.


Qual foi o seu melhor desempenho no Campeonato da Europa?

• A Turquia esteve pela presente primeira vez na fase final do Campeonato da Europa no EURO 96, perdendo os três encontros da fase de grupos, mas regressou à competição quatro anos depois, marcando presença nos quartos-de-final, o seu momento alto na prova até à data.
• Depois de terminar em segundo na campanha de qualificação, no play-off, a Turquia derrotou a República da Irlanda com recurso à regra dos golos apontados fora de casa, apurando-se para a fase final do EURO 2000. Colocada num grupo onde tinham como adversários Bélgica, Itália e Suécia, os Turcos arrecadaram quatro pontos em três jogos, derrotando os anfitriões do torneio por 2-0, no derradeiro encontro da primeira fase, com golos de Hakan Sükür (45 e 70). A recompensa foi um lugar nos quartos-de-final, mas Portugal foi mais forte, vencendo por 2-0, golos de Nuno Gomes, e deixando os Turcos pelo caminho.


Factos importantes

• Não obstante terem estado nas 13 campanhas de qualificação para o Campeonato da Europa, a primeira participação da Turquia numa fase final apenas surgiu no EURO 96.


Estatísticas

• Até ao final da campanha de qualificação para o EURO 2008, a Turquia marcou presença nas 13 fases de apuramento, disputando 95 jogos. Nesses encontros, os Turcos registaram 35 vitórias, 22 empates e 38 derrotas, com um total de 110 golos marcados e 135 sofridos.

(Fonte: UEFA)

Sem comentários: