16 fevereiro 2008

Universidade de Coimbra recebeu estudantes turcos


O primeiro momento da iniciativa Welcome Day II decorreu dia 14, junto à Porta Férrea, pelas 11H45, com um encontro de cerca de 100 estudantes, oriundos de países como Brasil, Polónia, Inglaterra, França, Turquia, Alemanha, Dinamarca, entre outros.
A iniciativa surge com a finalidade de facilitar a integração dos alunos estrangeiros na universidade.
Na quinta-feira chegaram os primeiros 100, mas são esperados cerca de mais 200 novos alunos neste segundo semestre do ano lectivo 2007/2008, ao abrigo de programas de mobilidade como o Sócrates e Erasmus.
Ufuk, uma jovem estudante de 21 anos natural da Turquia, explicou que o "facto de ter estado no Brasil um ano facilitou a sua opção por Coimbra", visto que, "aprendeu a falar Português". Para esta jovem turca, "Coimbra é uma cidade pequena, mas tem muita história", por isso, durante os seus primeiros 15 dias, já aproveitou para "ir a festas, visitar as igrejas e passear junto ao rio".
Os jovens estudantes foram recebidos na reitoria por Cristina Robalo Cordeiro. A vice-reitora para as Relações Internacionais da UC deu as boas vindas aos novos estudantes e sublinhou que "estes são ilustres continuadores de uma enorme tradição, pois qualquer que seja a razão para se escolher a universidade, ela é boa, porque que se trata de uma das mais antigas da Europa".
Na cerimónia de recepção participaram também Filomena Marques de Carvalho, chefe da divisão de Relações Internacionais da UC, e Miguel Rio, presidente da Associação Socrates/Erasmus da UC.

Sem comentários: