27 outubro 2007

Erdogan critica países europeus por não entregarem membros do PKK


O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, lamentou hoje, em Istambul, a falta de apoio prestada até agora ao seu país na luta contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), e indirectamente apelidou de hipócritas as atitudes de muitos países europeus.
"As suas fontes financeiras (do PKK) estão no exterior. O grupo terrorista está a organizar o narcotráfico na Europa. Não pode representar os nossos cidadãos curdos. Há 50 deputados curdos no meu partido", lembrou o chefe do Governo.
"Não podemos entender aqueles que classificam algo como organização terrorista e não nos entregam os seus membros. Nenhum país europeu fez isso até agora. Isso é uma prova de sinceridade, e os nossos amigos ocidentais estão mal no teste", disse Erdoğan.
O primeiro-ministro fez assim alusão ao facto de o PKK ter sido classificado como organização terrorista não apenas pela Turquia, mas também pela União Européia e Estados Unidos.
Erdoğan fez estas declarações durante uma reunião com mulheres empresárias em Istambul, após a divulgação da notícia de que a delegação iraquiana de alto nível que viajou para Ancara para tentar obter um acordo com o Governo da Turquia e impedir avanços militares na fronteira deixou a cidade sem obter nenhum resultado. A Turquia encarava a reunião como uma última oportunidade para o Iraque impedir uma ofensiva de Ancara.

(Fonte: Efe)

Sem comentários: