30 setembro 2007

Rebeldes curdos mataram 12 passageiros de um autocarro no sudeste da Turquia

Um grupo de rebeldes curdos matou ontem 12 pessoas durante um tiroteio contra um pequeno autocarro de passageiros, na província de Şırnak, no sudeste da Turquia.
O veículo foi alvo de uma emboscada, cerca das 17 horas locais, de um grupo armado que abriu fogo e causou a morte a 12 pessoas (cinco civis e sete militares) e ferimentos ligeiros a outras duas.
A maioria dos ocupantes pertencia à mesma família, e entre os mortos encontram-se três crianças. Vários mortos pertenciam à Guarda Rural, um grupo paramilitar formado por Curdos e usado pelo Estado turco para lutar contra o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Apesar do atentado ainda não ter sido reivindicado, uma cadeia de televisão turca aponta a autoria do incidente aos separatistas curdos do PKK como uma resposta ao pacto alcançado sexta-feira entre Ancara e Bagdad, que permitirá a extradição de militantes do PKK para a Turquia.
Şırnak, província fronteiriça com o Iraque, é frequentemente palco de atentados do PKK, que Ancara acusa de se infiltrar em solo turco a partir dos seus refúgios nas montanhas do norte do Iraque.
O exército turco lançou uma grande operação para capturar os autores deste ataque.
O PKK levantou as armas em 1984 para reclamar a independência dos 12 milhões de curdos que vivem na Turquia, e desde então os seus confrontos com as forças de segurança turcas provocaram mais de 35 mil mortos.

Sem comentários: