01 setembro 2007

Miguel Portas: "Adesão da Turquia à UE deve ser económica e política"

O eurodeputado do Bloco de Esquerda Miguel Portas defendeu hoje que a adesão da Turquia à União Europeia, a acontecer, deve ser não só económica mas também política.
"O processo de negociação deve ser levado até ao fim, com seriedade, na base dos critérios que a União Europeia definiu. Se as negociações chegarem a bom termo, então compete aos Turcos decidirem se querem ou não", defendeu Miguel Portas.
"O que não pode acontecer, porque isso seria ter dois pesos e duas medidas, é a União Europeia querer o mercado da Turquia, sem dar a possibilidade aos Turcos de estarem representados nas instituições europeias", frisou o eurodeputado e dirigente do BE.
Miguel Portas falava num debate no Fórum Socialismo, no segundo dia da Universidade de Verão do Bloco de Esquerda, que encerrará Domingo com uma intervenção do coordenador da comissão política, Francisco Louçã.
O eurodeputado criticou ainda os "líderes conservadores que bloqueiam o processo porque querem apenas o mercado que a Turquia representa" e não uma adesão que tenha consequências políticas.
"Nicolas Sarkozy quer a Turquia, quer a Anatólia inteira, e se a puder ter como mercado sem os votos, tanto melhor", criticou o dirigente bloquista.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: